quinta-feira, 28 de maio de 2009

Brinquedos...


Aquaplay

O joguinho Aquaplay foi lançado em 1978 pela Estrela e depois de seu primeiro modelo foram criados vários para coleções.

Era uma caixa em acrílico transparente em vários modelos e ilustrações, nesta era colocada água por um orifício no fundo e para jogar haviam um ou dois botões na frente para serem apertados dando pressão aos objetos colocados dentro da caixa, que poderiam ser argolinhas, bolinhas, peixinhos, entre outros dependendo do modelo.

Uma dica da Estrela era colocar água fervida e fria no jogo para evitar as bolhas de ar. Como nem sempre criança espera, era colocada água da torneira mesmo e era pura diversão.

Se o modelo do Aquaplay fosse de argolas o objetivo era conseguir encaixar e empilhar todas as argolinhas coloridas em dois pinos, se o jogo fosse de bolinhas seu objetivo era passar ou encaixá-las em algum espaço e, os modelos de pescaria tinham o objetivo de levar os peixes até um pino que era a varinha de pescar, geralmente de algum personagem da Disney.

Era uma festa principalmente se o jogo fosse para dois participantes como os modelos de futebol e basquete. Alguns modelos com bolinhas também podiam ser jogados em dupla com o objetivo de encaixar as bolinhas coloridas em 2 tubos.

Ah!... Duas regras Aquaplay:

1ª regra – depois de iniciado o jogo, os objetos dentro da caixa não podiam voltar para o fundo, deveriam ficar flutuando na água;

2ª regra - o jogo não poderia ser tombado, para não facilitar as jogadas.

Nossa era uma gritaria e valia de tudo, até revezamento com outros coleguinhas.

Pessoal, coisas boas dão saudades não é mesmo?

Bons tempos este de nosso baú de lembranças...

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Guloseimas...


Balas Chita

Quem se lembra das Balas Chita? Aquelas com uma macaquinha no papel amarelo? Inconfundível sabor...

Algumas pessoas me pediram para postar sobre as Balas Chita devido a grande facilidade que tínhamos de encontrá-la em qualquer ponto de comércio existente.

Pessoal, felizmente a balinha não faz parte de nosso baú de lembranças, elas eram e continuam deliciosas, para surpresa de todos ainda é fabricada, não foi descontinuada no Brasil, apenas está meio sumida do mercado brasileiro devido ao grande sucesso que tem feito no estrangeiro.

Sua fábrica não tem conseguido atender a demanda das importações. A bala caiu no gosto de vários países como Estados Unidos, Canadá, Japão entre tantos outros.

As Balas Chita são fabricadas desde 1945 e desde então é febre nacional, é uma bala daquelas que colocamos na boca e queremos chupar até derreter toda, uma delícia, macia e mastigável e seu sabor tradicional é de abacaxi.

Com o tempo surgiram novos sabores como uva, banana, framboesa e hortelã, todas com variação da cor do papel. Não tem como escolher, todas são saborosas.

As balas também podiam ser compradas em saquinhos sortidos com todos os sabores da bala, era melhor ainda.

Hum... encheu a boca de água que nem eu?

Alguém já ouviu a frase: “Pensa que é o bonitão da bala Chita.”???

Vejam na íntegra uma reportagem que encontrei na internet: Bala Chita some da praça

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Guloseimas...


Balas Klep’s

Pessoal, fiz uma pesquisa “pente-fino” na vasta internet, mas infelizmente nesta lembrança irei ficar devendo mais informações e fotos sobre a guloseima, não pude encontrar mais senão as descritas.

Esta recordação foi-me solicitada por várias pessoas que pediram para encontrar as balinhas de fita ou de corrente, balinhas unidas, mas seu nome ninguém lembrava, somente diziam que tinham o sabor de nossa infância.

Que confusão, cada um tem um jeito especial para descrever as incríveis Balas Klep’s que tinham sabores diversificados em uma única tirinha de balas.

Cada saquinho tinha uma ilustração diferente, sendo gatinho, vaquinha, elefantinho, coelhinho, porquinho, menina, entre outros desenhos que puderem imaginar e no diminutivo.

Estas balinhas podiam ser encontradas em qualquer ponto de venda dos anos das décadas de 80 e 90. Até nos carrinhos de pipoca podíamos encontrar as linhas de balinhas. Eram deliciosas e faziam o maior sucesso com a criançada.

O produto não existe a um bom tempo, pelo menos em nosso país. Com certeza se ainda tivesse estas balinhas, as crianças de ontem e hoje iriam se deliciar com as Balas Klep’s ou melhor conhecidas como Balas de Tirinhas.

Está aqui pessoal, a lembrança de todos vocês retirada do baú para suas recordações gostosas da época de travessuras... Lembram-se?

Contem-nos suas histórias com estas balinhas e se alguém tiver mais a acrescentar agradeço muito.

Brinquedos...


Playmobil

O Playmobil foi criado e lançado pelo desenhista industrial Hans Beck em 1974 na Alemanha, ano em que iniciou sua produção em série.

O primeiro brinquedo criado foi um boneco de plástico que tinha 7,5 centímetros de altura e movia braços e pernas que era facilmente manipulável por uma criança.

Quando o Playmobil foi criado, os bonequinhos tinham como público-alvo as crianças com a faixa etária de quatro anos de idade, mas virando uma vedete conquistou outras idades e também colecionadores de todo o mundo.

Foram criados várias versões dos bonequinhos a prova d'água e com a mesma carinha feliz em vários temas, profissões entre outros e muitas vezes são vendidos em conjunto com acessórios.

No Brasil foi produzido pela empresa Trol até os anos 80. A partir da década de 90 o brinquedo passou a ser fabricado pela Estrela e infelizmente foi descontinuado. Hoje são exportados pela empresa Geobra diretamente da Alemanha.

O Playmobil até hoje é um dos brinquedos mais interativos e detalhados que já vi, são muito bonitinhos e estimulam a criatividade e a aprendizagem dos pequeninos.

Pena que os modelos antigos não se encontra mais, a não ser que estejam com as eternas crianças que os em suas coleções ou guardados em seu baú de lembranças.

Confira aqui os novos modelos e mais informações sobre o Playmobil.


E aí pessoal, alguém se lembra dos momentos com um bonequinho do Playmobil? Conte-nos suas lembranças...

domingo, 17 de maio de 2009

Brinquedos...


Jogo Genius

O Genius foi um jogo eletrônico lançado pela Estrela em junho de 1980, era muito legal e por isso na época foi considerado um dos melhores.

Ele era circular com quatro botões nas cores primárias: vermelha, amarela, verde e azul.

As cores piscavam fazendo uma sequência para que os jogadores decorassem e em seguida deveriam apertar as quatro teclas coloridas na exata sequência que o jogo havia feito.

A cada rodada o Genius aumentava a dificuldade acrescentado um novo movimento e aumentando a velocidade das luzes, fazendo com que os jogadores se complicassem.

Haviam opções de níveis de dificuldade com sequências curta ou longa de acordo com o grau de aprendizado do participante.

Atendendo a pedidos de eternas crianças, está aqui mais um jogo retirado do Baú de Lembranças.

Pessoal, contem aqui suas lembranças com este jogo...

Guloseimas...


Balas Pez


As Balas Pez eram uma delícia. Eram pequenas pastilhas retangulares que ficavam dentro de um cartuchinho de plástico colorido e eram liberadas quando empurravam suas tampas personalizadas para trás.

As Balas Pez foram criadas em 1927 pelo confeiteiro austríaco Eduard Haas III usando uma mistura de açúcar e óleo de hortelã.

Em 1955 evoluíram suas embalagens que se pareciam com isqueiros comuns transformando-as em porta-balas, estes com tampinhas de cabeça de personagens seja de desenhos animados ou filmes com o objetivo de se tornarem colecionáveis.

Estes porta-balas foram sucesso garantido. Os primeiros personagens foram o Papai Noel e Mickey Mouse.

Há relatos que já foram criados mais de 550 designs diferentes de porta-balas.

Não encontrei informações do motivo de sua descontinuação no Brasil, nos demais países da América a bala ainda é uma sensação.

Você se lembra desta balinha sensacional?

Tem algum porta-balas Pez em seu baú ou somente em suas lembranças?

sábado, 16 de maio de 2009

Brinquedos...


Boneca Menina Flor

A boneca Menina Flor era uma graça, haviam modelos de várias cores e era um brinquedo 3 em 1:

- vasinho com flor, boneca com chapéu de flor e também fantoche.

Era uma bonequinha que parecia-se com um vasinho com uma flor, quando puxava as flores pra cima aparecia sua cabecinha com os cabelinhos cacheados de lã. Quando virava o vaso do avesso, aparecia o vestidinho estampado da boneca que podia ser utilizada como fantoche ou apenas bonequinha.

Ela é um brinquedo antigo da Estrela, não faz mais parte de sua coleção. Foi lançada em 1988 e em 1989 foi lançada a Baby Flor versão mini, ambas com o slogan:

“A boneca encantada que vira flor e vira boneca outra vez. E vira-vira sem parar, só para brincar com você!”

Peço desculpas porque não encontrei a data de descontinuação e infelizmente sua saída do mercado.

Esta bonequinha foi uma das lembranças retiradas do baú da saudade!!!

Não pude ter esta bonequinha na minha infância, mas, me recordo com saudades das amizades que tinha e dos momentos em que brincamos em conjunto!
Pessoal, alguém também se lembrou das amizades e momentos com esta boneca???

Deixe-me seu depoimento, adoraria que compartilhássemos das coisas boas retiradas de nossos Baú de Lembranças.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Baú...


Nada de nostalgia...

Quando comecei a pensar, criar e orientar a formação de minhas ideias sobre o blog, o vi crescendo e tornando-se consistente para mim.

Compartilhei com algumas pessoas para obter opiniões e um direcionamento melhor, contando-lhes inicialmente sobre a criação de meu blog Baú de Lembranças sem entrar em detalhes, confesso que nesta ocasião fiquei frustrada, pois me disseram que se parecia com nostalgia.

Segue na íntegra o significado desta palavra:

Nostalgia - Doença ou tristeza profunda, causada por saudades.

Insistindo na ideia continuei firme em meu propósito, porque não acredito que nossas lembranças e saudades das coisas boas que vivemos sejam nostálgicas.

Obtendo esta resposta, averiguei não haver nenhuma relação com meu objetivo.

Então depois de tudo continuo pesquisando e revirando o baú de lembranças de todos nós, para que relembremos e revivamos nossos momentos de saudade e não de tristeza.

Este blog fará parte de todos porque é de vocês as contribuições para que ele se torne um pedaço de cada um.

Desde já agradeço a todos que tem me enviado imagens e informações para pesquisa. Aguardem!

Ninguém vive de passado, mas vive da força que ele lhe deu para ser forte no presente e no futuro.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Baú...


O por que do baú...

Quando me senti revirando o Baú de Lembranças que existe em mim, pude perceber que muitas destas recordações também pertenciam a outras pessoas.

Dessa percepção resolvi compartilhar e fazer com que as coisas boas que existe em cada um de nós floresçam novamente.

Somos feitos de carne e alma, somos feitos da essência da vida e por isso, o que existe de bom em nós não pode simplesmente ser guardado em um baú no fundo de nós mesmos.

Tudo o que foi ou é bom deve ser partilhado com outros, podemos fazer a alegria de alguém, histórias e lembranças desbravaram o tempo e são presentes na vida de todos.

Desafio a todos que vivem e viveram no mesmo tempo das nossas lembranças que postarei no blog a reviverem seus momentos do baú e deixarem florescer suas lembranças com saudades...