sábado, 20 de junho de 2009

Guloseimas...


Chocolate Surpresa

Em 1983 a Nestlé lançou o chocolate Surpresa cujo formato era retangular, fino e havia um animal em alto relevo.

Dentro da embalagem vinham cards com fotos coloridas de animais da fauna de todo o mundo.

Estes cards continham a fotografia de um animal em um verso e no outro havia sua história como nome popular, família, nome científico, habitat, hábitos alimentares, reprodução e particularidades.

Isso se tornou uma forma de apresentar as crianças vários tipos de animais e assim também incentivar a preservação.

Como forma de incentivo para a compra do chocolate, a Nestlé lançou álbuns para as crianças guardarem e colecionarem os cards. Para ganharem estes álbuns, as crianças precisavam enviar via Correios três embalagens para a Nestlé e recebiam os álbuns em casa.

Não existem mais os antigos Chocolates Surpresa com estes cards, estes foram para nosso Baú de Lembranças.

Hoje há novos formatos e opções diferentes e não são mais como antes.

Saudades dos bons tempos...

Guloseimas...


Pirulito Pirocóptero

O primeiro pirulito “voador” fabricado no Brasil, infelizmente não encontrei registros de lançamento e fabricante.

O pirulito era convencional redondinho no sabor de tutti frutti, ou seja, uma mistura de sabores e seu diferencial era que ele também virava um brinquedo.

Quando comprávamos o pirulito, junto vinha uma pequena hélice de plástico, que era para ser afixada no palitinho de plástico após o pirulito ser chupado. Haviam várias cores destas hélices.

O brinquedo simples era uma sensação super divertida nas brincadeiras, as crianças disputavam qual hélice voava mais alto, ficava mais tempo no ar ou ia mais longe.

Para tal, ela era colocada entre as mãos para haver o movimento de fricção para frente e para trás até soltarmos o brinquedo e este voar como se fosse as hélices de um helicóptero, daí o nome de Pirocóptero.

Acredito que a maioria das crianças não ligavam muito para o pirulito, o gostoso era brincar.

Esta aí mais uma recordação divertida de nosso Baú de Lembranças.

Você se lembra do Pirocóptero?

Um desafio... lembra-se do sabor do pirulito?

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Brinquedos...


Vídeo-game Atari

O primeiro modelo do vídeo-game Atari foi fabricado e lançado em Hong Kong no ano de 1977. Outras versões também foram fabricadas em Sunnyvale - Califórnia.

Existiram várias versões do vídeo-game e a cada uma lançada, a máquina era mais leve e avançada, confira aqui.

Haviam vários jogos como luta, corrida, avião e o mais legal era o Come-Come entre muitos outros. Os jogos eram chips colocados em cartuchos para acoplagem no vídeo-game que era ligado a um aparelho de TV.

O controle era uma caixinha com apenas um botão e um joystick (haste) para controlar os movimentos do personagem no jogo.

Nas férias, era muito bom reunir os primos na fazenda de nossos avós e cada um jogava um pouquinho, pena que era mesmo pouquinho, eram primos demais e as tias queriam ver o jornal após o almoço e a noite jogar nem pensar... rsrsrs. Lembram-se como nos divertíamos?

Tempo bom demais este de nosso baú de lembranças!!!

E você, se lembra deste vídeo-game dos primórdios tempos? Já jogou? Deixe seu depoimento, abra seu baú e compartilhe com todos nós suas recordações.

domingo, 7 de junho de 2009

Guloseimas...


Pirulito Dipn'Lik

O Dipn’Lik era um pirulito da década de 80.

Era meio azedinho e por isso vinha dentro de um saquinho de papel cheio de açúcar colorido. Era encontrado nos sabores de uva, laranja e cereja.

A criançada adorava esta guloseima, era só dar uma lambida no pirulito para que ele ficasse melado e em seguida mergulhá-lo no saquinho para que o pozinho grudasse. Era uma meleca deliciosa.

Existia uma disputa entre as crianças que era chegar ao final do pirulito ainda tendo açúcar. O pirulito ou o pozinho sozinhos não tinham graça, o gostoso era a mistura de sabores doce e azedo.

Felizmente este pirulito não faz parte de nosso Baú de Lembranças, o pirulito ainda existe e mudou a embalagem de papel para plástico e tem as cores mais vivas. Hoje tem mascotes como a girafa e o papagaio ilustrando as embalagens, que ficaram mais chamativas. Seu sabor também mudou, está mais doce, bem doce, com isso, infelizmente perdeu aquele sabor da infância.

Caso esteja com saudade de saborear estes pirulitos, também existem “genéricos” no mercado que são fabricados, pela empresa Guari Fruits com o nome de Pirulitos Sugar Fruits, confira aqui.

Os pirulitos Dipn’Lik são fabricados e distribuídos pela empresa Nutricandy Alimentos.

Então pessoal, quem tiver com água na boca, vá até o barzinho na esquina que com certeza encontrará a guloseima para se deliciar...

Brinquedos...


Pogobol

O Pogobol foi lançado pela Estrela em 1989.

O brinquedo era super colorido, sempre em duas combinações de cores. Era composto por uma bola super resistente que se duplicava e no centro desta havia uma “prancha” onde a criança subia segurando o objeto com pressão entre os pés e pulava sem parar, era pura diversão.

Era um brinquedo estranho, muito parecido com um disco voador, mas muito divertido de brincar.

Foi criado para uso individual, uma vez que somente uma criança poderia ficar de pé e pulando sobre um.

Os tombos no começo eram super engraçados, tudo era motivo de risos com esse brinquedo que foi um dos mais cogitados na época.

Um Pogobol nos tempos de hoje seria ótimo, o pessoal poderia malhar e divertir ao mesmo tempo, haja fôlego... Não acham? rsrsrs

É pessoal, aí vai mais uma recordação de nossa infância, na verdade a saudade não foi tanto do brinquedo, mas, dos momentos super engraçados que já passamos com ele...

Os momentos são os melhores a serem retirados de nosso baú de lembranças...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Brinquedos...


Boneca Quem-me-quer

A boneca Quem-me-quer era da Estrela e foi lançada em 1985.

Era uma bonequinha fofucha e média, de vários modelos e era meio feinha para dizer a verdade, principalmente por ter grandes bochechas e cabelinhos de lã amarelo, rosa, vermelho, marrom escuro ou claro dependendo do modelo.

Mas era uma delícia de apertar porque seu corpinho era de espuma e os membros e a cabecinha eram de borracha macia.

A que me lembro era meio espalhafatosa por causa de seus cabelinhos de lã amarelos, que viviam espetados e presos em dois rabos em cima da cabecinha e parecia sempre estar disposta para um abraço gostoso porque tinha os bracinhos abertos.

Adorava passar rouge em suas bochechas ou fazer pintinhas e imagina como ficavam com os cabelos penteados...

Esta é mais uma recordação para as amigas de infância de nosso baú de lembranças...